quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Politica, S€xo e Religião

Tenho reparado na criação de blogs de "discussão", de debate de ideias, que já agora servem para manter uma certa agitação, rebeldia e pontos de vista pessoais.
Pela minha parte, nunca fui muito dada a crónicas, sempre preferi o verso à prosa, mas há alturas em que sentimos que o nosso murro na mesa faz a diferença e é importante.
Descobri então algumas palavras que são do piorio: Politica, Sexo e Religião.
Eis três das palavras que não devem ser discutidas; isto sem contar a "f word"...o futebol, claro...e sem tantas outras que dependem das conveniências de cada um e do local onde são ditas.
Se politica fosse bom, bem...não tinhamos de andar a pagar impostos, nem a degostar e aprovar e adorar e endeusar gente mal disposta, gente bem paga e muito mal humorada (já q os pagamos ao menos deviam sorrir-nos)...e já agora, como conseguem arranjar uns "cargozinhos" prós amigos...bem...a amizade deve cultivar-se, e eu até tenho uma Farm Ville!
Em todos os quadrantes politicos há sempre alguém que " mete nojo " . Como é do conhecimento geral, os extremos tocam-se, esta é " La Palissiana " ...e tanto enerva o Paulo Portas nas suas visitas ao povo na feira, como o Francisco Louçã a armar ao pobrezinho e a lutar pelos ditos...é que se um finge que não é pobre, o outro finge que não é rico...Sobre os socialistas, nem se fala...quem sabe ande por aí SIS e depois ainda me denunciam...e com isto não digo mais nada...os social democratas, deviam mandar a D. Manuela acabar de educar os netos, o perfil dela ficou lá atrás...há uns aninhos...não que ache que o Passos Coelho está preparado, mas sem um lider que reuna o rebanho, mais vale irem a banhos pró Cartaxo a ver se a água lhes faz bem à visicula...
Sexo, para muitas pessoas, é inquestinávelmente bom! Excepto numa coisa: a discussão de si mesmo.
Claro que todos sabemos que existem expectativas goradas - agora até existem outdoors com numeros de telefone que informam o modo de lidar com ejaculação precoce (conhecido também por " quem tem pressa como cru" ) - expectativas ultrapassadas e tantas outras mais...que nem temos tempo para desenvolver.
Será possivel que ainda se discute: eu sou melhor do que tu porque sou homem, ou eu sou melhor do que tu porque sou mulher??? Que pura perda de tempo...sou apologista daquilo que os franceses chamam de: " Vive la diférance! ".
Oiçam a Rita Lee porque ela sabe definir a diferença entre Sexo e Amor, que é o que me parece ser a maior confusão...Amor implica abnegação em prole de alguém, e Sexo por si só é algo egoísta...quase prazer solitário...
Finalmente o tema sempre "ao momento", sempre com a ajuda do Sr. Saramago, ateu todos os dias apesar de prémio Nobel.
Religião é tema pouco falado, mas que quando se começa algo...por um lado há o medo de ir para o Inferno, por outro lado levantam-se as vozes todas dos coros de anjos, tronos, arcanjos e querubins, e parece que vai cair o carmo e a trindade.
Azedam relações e cortam-se entendimentos por coisas destas...
Agora, pergunto eu: será que vale a pena?
Será que se se pregar a igualdade em qualquer dos três temas que eu falei antes, não soa a falso??
Eu achava que a diversidade era um direito, uma forma de expressão cultural, por vezes algo que se devesse cultivar até, mas afinal, se calhar, não estava a ver bem.

1 comentário:

Marco Nobre disse...

São sempre temas ditos como tabú... No segredo dos Deuses... eheh... Mas concordo, é preciso o tal murro na mesa, ou virá-la de avesso... É um direito nosso não concordar com o que achamos errado...